Poxa Dra.! Meu processo ta demorando demais!!!


2 min de leitura
13 Feb
13Feb

Primeiro, você tem toda razão! Os processos judiciais têm demorado além do normal para se resolverem.


Segundo, advogado nenhum pode achar ruim do cliente pensar assim, porque ele tem razão e nós advogados sabemos que os processos judiciais “matam” qualquer um de raiva. Isso é ter empatia com a dor do cliente.


Terceiro, o Poder Judiciário tem um relatório anual que chama “Justiça em Números”, que são dados de quanto tempo demora um processo judicial desde a sua entrada até a sua definitiva baixa.


__ Em 2018, com dados obtidos em 2017, o tempo médio para a sentença foi apurado em 30 meses, nas varas estaduais.

__ Nas varas federais, o tempo médio é de 28 meses.

__ O documento também informa que a demora para a sentença tem aumentado, enquanto o tempo de duração dos processos pendentes vem diminuindo, ou seja, o Poder Judiciário tem demorado mais para proferir decisões porque direciona seus esforços em solucionar os processos já existentes.


Fizemos um apurado dos principais motivos da demora de um processo:

_ Não conseguir citar ou intimar as partes;

_ Recursos;

_ Demora na marcação de audiência de conciliação;

_ Demora na marcação da audiência de instrução (outra audiência do processo);

_ Não conseguir intimar testemunhas;

_ Demora no retorno dos ofícios (tais como intimar a Caixa para apresentar um extrato de FGTS por exemplo);

_ Grande quantidade de processos no fórum;

_ Falta de servidores;

_ Má prestação de serviços do fórum;

_ Muita burocracia;

_ Pedidos de justiça gratuita (que juiz não gosta de dar de jeito de nenhum, obrigando as partes a recorrem);

_ Falta de tecnologia compatível (Você sabia que o PJE (Processo Judicial Eletrônico) é o terror dos advogados? Pois é... ele trava todo dia.!).


E o advogado, Dra. Suellen? Tem não culpa não?


Sabe... não é porque nós somos advogados, mas a única culpa que pode ser colocada no advogado é a de não ligar 24 horas no fórum para cobrar o andamento do processo. Mas, mesmo ligando todo “santo” dia (no nosso escritório ligamos toda semana para cobrar cada processo), o processo não “anda”.


Então o advogado realmente não culpa.


Pesquisas do Banco Mundial informam que a Justiça Brasileira é 30º mais lenta e mais cara do mundo.


A mensagem que queremos passar para todos é que a ansiedade só prejudica a nossa saúde e o nosso bem-estar, além de nos fazer realizar péssimos acordos (já tivemos muito casos de clientes que, com ansiedade de resolver logo o problema, perderam muito dinheiro).


Sofrer com a ansiedade é mais comum do que muitos imaginam: somente no Brasil, cerca de 13,3 milhões de pessoas têm distúrbios de ansiedade, doença que atrapalha relacionamentos, desempenho profissional e o bem-estar físico e emocional do indivíduo.


Finalizando, para diminuir a sua ansiedade e ter mais confiança no seu advogado, mantenha contato com o mesmo e tenha acesso ao seu processo, além de sempre buscar meios de resolver os conflitos judiciais da melhor maneira possível (há muitas soluções boas fora da justiça).


No próximo post vamos te dar umas dicas bens legais de outras forma de resolução de conflitos fora do judiciário, que tem a mesma validade e é muita mais rápido.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.