1 min de leitura
Divorciei, como ficará o financiamento do imóvel?

Vamos dar um exemplo:

  • Joana quer divorciar de Carlos.
  • O casal adquiriu uma casa financiada de 180 parcelas.
  • Foram pagas 30 parcelas e falta, ainda 150 parcelas a pagar.
  • O imóvel está apenas em nome de Carlos.

Para Joana e Carlos temos 3 soluções jurídicas, mas, primeiro tenho que dizer que o imóvel não será dividido por 2.

Mas, por quê?

Porque ele não está totalmente pago e tem uma dívida. 

Mas a dívida não é dividida, também, por dois? Sim, porém há algumas opções que os juízes consideram.

1️- opção: (menos comum de acontecer) - Preciso ver se Joana quer continuar morando com Carlos, ou vice e versa, porque se eles quiseram, mesmo separados, continuar morando juntos, ok!

Nesse caso, os dois vão continuar pagando o financiamento juntos e, depois, quando quitar, eles podem vender e ficar cada um com a sua parte. O divórcio vai sair, mas vão continuar morando juntos e as contas vão precisar ser divididas igualmente.

Isso precisa ser escrito e com recibo de tudo pago, pelo amor de Deus eim!? Porque se não tiver recibo, alguém pode usar de má-fé e pedir o seu “despejo”.

2️ - opção: Uma das partes assume o restante do financiamento, sozinho, e fica com o imóvel. E o valor já pago do financiamento durante a união? Nesse caso, quem ficou com o imóvel, tem que reembolsar a metade do valor pago durante a união do casal, corrigido pelo preço atual do imóvel, a outra parte.

No nosso exemplo, Joana ficará com o imóvel, mas o imóvel está em nome de  Carlos. E agora? Se ela conseguir mudar para o seu nome, está resolvido. Mas não se conseguir, terá que ficar no nome de Carlos, e somente depois de quitado é que ela pode passar para o nome dela.

Ainda, ao transferir a propriedade do imóvel será realizado uma nova cobrança de ITBI (um imposto do governo).

3️ - Ninguém quer ficar o imóvel. Nesse caso o imóvel pode ser devolvido ao banco. Cuidado com isso, porque não é sempre que o banco aceita e pode ter multa contratual, fazendo o casal perder o dinheiro já pago do financiamento.

4️ - Se os dois quiserem ficar com o imóvel e não quiserem morar juntos, por que não suportam um ao outro? Nesse caso teríamos outras possibilidades, tais como pedir, através da justiça, que o outro saia. 

Mas precisa ser bem certo esse pedido para o juiz aceitar, pois não é sempre possível. Lembrando que, caso Carlos decida por sair do imóvel para discutir isso na justiça, Joana pode ter que pagar aluguel para Carlos da sua parte na casa.


Saiba mais sobre temas relacionados:

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.