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Você pagou um boleto falso?

A fraude de boletos bancários é um golpe comum, mas muitos não sabem como reagir quando se tornam vítimas.

Se você pagou um boleto falso, especialmente um que continha seus dados pessoais, é possível que o banco seja responsabilizado, devolvendo seu dinheiro e pagando danos morais.

Isso porque o banco responde por vazamento de dados que resultou em aplicação do “golpe do boleto” contra cliente. Veja essa decisão:



Algumas dúvidas mais comuns das pessoas que foram vitimas:

Como saber se um boleto é falso?

  • Verifique o beneficiário e os dados bancários para garantir que correspondem à empresa ou pessoa a quem você pretende pagar.
  • Observe se há erros de ortografia ou gramática.
  • Confira o código de barras, o valor e a data de vencimento.
  • Desconfie de boletos recebidos por e-mail ou mensagens inesperadas.
  • Verifique a URL em pagamentos online.


De quem é a responsabilidade do boleto falso?

A responsabilidade pode recair sobre o banco emissor, caso se comprove falha de segurança ou negligência. Em alguns casos, a empresa que supostamente emitiria o boleto também pode ter responsabilidade, especialmente se houver vazamento de dados. Além da devolução do valor, pode ter ainda, danos morais envolvidos.


É possível recuperar o dinheiro de um boleto falso?

Sim, em alguns casos, especialmente se você agir rapidamente, conforme instruções abaixo.


O que fazer em caso de pagamento de boleto falso?

Veja como agir para AUMENTAR suas chances de REAVER o dinheiro. 

  • Guarde o boleto e comprovante de pagamento.
  • Tire print do site onde você tirou o boleto.
  • Se chegou pelo correio, tire foto do selo do correio e do boleto.
  • Avise a empresa.
  • Ligue para um advogado imediatamente (é importante tudo ser feito em até 24hs)

Para conseguir recuperar o valor, você deve ser rápido, pois a agilidade concede ao banco a oportunidade de bloquear os dados antes de serem sacados pelo golpista, através do sistema MED (Mecanismo Especial de Devolução) e isso deve ser feito nas primeiras vinte e quatro horas após a aplicação do golpe.

Mas, mesmo que tenha passado um tempo maior, procure imediatamente um advogado em direito digital para te ajudar.

Estamos aqui para informar e auxiliar você em como se proteger contra fraudes e o que fazer se algo assim acontecer. Caso queira um suporte, marque uma consulta aqui.


Como denunciar um boleto falso?

  • Consulte um advogado especialista em direito digital para você não fazer nada de errado. Isso é sério! Um erro na denuncia pode prejudicar o caso na justiça.
  • Registre um boletim de ocorrência na polícia.
  • Notifique o banco e a empresa envolvida.
  • Pode-se também denunciar à Febraban e aos órgãos de defesa do consumidor.


Tem como cancelar o pagamento de um boleto?

Uma vez que o pagamento do boleto é processado, não é possível cancelá-lo diretamente. No entanto, se detectado rapidamente, o banco pode ser capaz de interromper a transferência ou iniciar um processo de recuperação do valor pago.


Cuidado com o emocional

Descobrir que você foi vítima de um golpe de boleto pode ser extremamente estressante e preocupante. É natural sentir-se ansioso e até mesmo entrar em pânico diante dessa situação.

Porém, é crucial manter a calma e agir de maneira estratégica. 

  • Aceite que a fraude aconteceu. É um primeiro passo importante para lidar com o problema de forma objetiva
  • Respire fundo e tente manter a calma. Tomar decisões sob forte emoção pode dificultar o processo de resolução.
  • Aja rápido! Quanto mais cedo você falar com um advogado, maiores são as chances de sucesso.


Lembre-se de que a justiça vem entendendo pelos danos morais e pela devolução do dinheiro que foi levado pelo golpistas, então nem tudo está perdido.


Na nossa experiência com direito digital, sabemos o quanto essas situações podem ser complicadas.

Por isso, oferecemos essas dicas valiosas.

Se você se encontrar nesta situação, lembre-se de seguir esses passos cuidadosamente e procurar ajuda jurídica imediatamente, com um advogado digital.

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