2 min de leitura
21 Mar
Não existe dinheiro fácil, desconfie de oportunidades mirabolantes


Veja os casos mais comuns de golpes aplicados e que muita gente cai, perdendo dinheiro.

Golpistas conseguem o número de WhatsApp das vítimas e, se passam por funcionários de sites, lojas para solicitar um código para registrar a participação em algum tipo de sorteio, por exemplo.

Esse código se trata do número de verificação do WhatsApp.

Assim, a vítima perde o acesso ao seu aplicativo de mensagens e os golpistas passam a utilizar o WhatsApp de determinada pessoa em outro aparelho para aplicar novos golpes,
recuperam mensagens no histórico de conversas, além de conseguir os dados pessoais e bancários da vítima.

  • Golpe do PIX
  • Um golpe recorrente é o chamado “bug do pix”, em que o golpista dissemina nas redes sociais que o serviço está com uma falha, na qual, se você transferir dinheiro em uma chave descrita por ele, receberá em dobro na própria conta. Essa chave, claro, é da conta do próprio criminoso.

Existem outros golpes relacionados ao Pix, mas a prevenção é sempre a mesma: jamais faça Pix a desconhecidos esperando receber alguma compensação por isso.

  •  Falso Site

Na tentativa de pegar dados do cartão de crédito, ou mesmo receber pagamentos, os golpistas criam sites falsos de lojas, bancos, órgãos governamentais, etc.

Os criminosos criam um website muito semelhante ao de grandes entidades e oferecem algum serviço ou desconto para atrair as pessoas.

Para evitar esse golpe , o mais importante é desconfiança e atenção.

Fique atento à URL do site em que você fornece seus dados – se for falso, geralmente terá extensões incomuns dos habituais “.com” ou “.com.br”.

Em caso de dúvida, pesquise o nome da prestadora de serviços no Google: grandes empresas invariavelmente terão seu site oficial no primeiro resultado da busca.

Além disso, sempre desconfie de promoções ou descontos irreais, principalmente em períodos de datas comemorativas.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.