1 min de leitura
Teste em animais - Coelho Ralph

Em 2021, um curta-metragem chamou a atenção nas redes sociais, protagonizado pelo coelhinho Ralph.

Veja aqui o vídeo > https://youtu.be/AjdMtLF0Z6w?si=o8jlsPEsM4RanWjs 

Ralph é cego de um olho, surdo de uma orelha, vive com zumbidos constantes e tem queimaduras nas costas.

O curta mostra Ralph em um dia típico de gravação de um documentário, revelando a realidade de ser uma cobaia para testes de cosméticos em humanos.

A situação de Ralph reflete a realidade cruel dos animais usados em testes de laboratório, principalmente na indústria cosmética. Embora mais de 40 países já tenham proibido tais práticas, no Brasil, essa proibição ainda não existe. O filme de Ralph é mais do que uma história tocante; é uma campanha e um movimento que busca conscientizar sobre a necessidade de parar de usar animais como cobaias em testes.

O Brasil deu um importante passo na proteção animal com a publicação da Resolução nº 58 do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), no Diário Oficial da União. Esta resolução proíbe o uso de animais vertebrados, como ratos, coelhos e cachorros, em pesquisas científicas e no desenvolvimento de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes que contenham ingredientes ou compostos com segurança e eficácia já comprovadas cientificamente.

Essa medida alinha o Brasil a vários outros países, como Israel, Coreia do Sul, Índia, Nova Zelândia e as nações da União Europeia, onde testes semelhantes já são proibidos. A partir de agora, no Brasil, torna-se obrigatório o uso de métodos alternativos em pesquisa científica, reconhecidos pelo Concea, para o desenvolvimento e controle da qualidade de produtos cujos ingredientes ou compostos ainda não tenham sua segurança ou eficácia comprovadas.

Essa decisão representa um avanço significativo na ética de pesquisa e no respeito aos direitos dos animais, incentivando o desenvolvimento e a adoção de tecnologias alternativas que não dependem do uso de animais. Ao adotar essa norma, o Brasil se posiciona na vanguarda da pesquisa científica responsável e da inovação em prol do bem-estar animal.

A história de Ralph nos convida a refletir sobre a ética no tratamento dos animais e a lutar pelo fim do uso deles em testes, promovendo alternativas mais humanas e inovadoras na pesquisa científica.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.