1 min de leitura
A história pela luta de direitos de Rosa Parks

Antigamente, os brancos tinham lugar reservado dentro dos ônibus (havia separação de cor). Aos negros, cabia, então, a parte de trás dos ônibus e em lugares marcados (não eram todos) e, se houvesse algum branco em pé, o negro tinha que se levantar.

Era lei e quem infringisse seria preso!

Rosa Parks era negra, e depois de um cansativo dia de trabalho, entrou no ônibus para ir para casa, sentando-se na parte de trás do ônibus. Um branco chegou e o motorista obrigou Rosa Parks a se levantar, MAS ELA SE RECUSOU.

O motorista, então, parou o ônibus e chamou a polícia. ROSA PARKS FOI PRESA.

Rosa Parks é considerada a pioneira do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos, isso porque, depois de sua atitude corajosa, de ir contra a um sistema injusto e preconceituoso, houve um boicote geral ao transporte público da cidade de Montgomery, com o objetivo de se opor à política de separação de cor no transporte público.

E sabe quem estava lá? Ele... Martin Luther King Jr. como líder do movimento!

O boicote levou a crise financeira do transporte público de Montgomery, em função de uma grande porcentagem de pessoas que deixaram de usar os ônibus.

Sabe o que os taxistas negros fizeram? Cobraram o mesmo valor dos ônibus para levar as pessoas. A economia caiu...

Havia o CONSELHO DOS HOMENS BRANCOS, que se reuniram e pediram a prisão dos negros que estavam boicotando o transporte público.

Martin Luther King Jr. foi levado a julgamento e teve a opção de pagar a multa e desistir do boicote, ou ir preso. Advinha o que ele escolheu?

Sim, ele foi preso.

Mas, o movimento não parou, e o boicote permaneceu até que a Suprema Corte dos Estados Unidos deu vitória aos negros, retirando a separação de cor dentro dos transportes públicos.

Enquanto escrevo isso, arrepio-me inteira!


Temas do suflix que você precisa conhecer:

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.